Playlist #48 – Pedro Huet Posted in: Playlist

Sem Título
2020
Instalação multimédia

Já não na primeira fuga e depois de outras fracassadas, Eder, numa faustosa correria por záaas à esquerda e záaas para a direita, ruas estreitas e descidas acentuadas, na tentativa feroz de labirinticamente se fazer desaparecer dos radares que o perseguiam, embate numa pedra da calçada.

Estatela-se no meio da estrada, acaba contra um poste e é caçado.

Tantos anos depois, tantos que o motivo da fuga, dessa e das outras, já havia prescrito, eis que uma notificação do tribunal por condução perigosa entra pela porta da antiga, mais que antiga, casa de Eder e záaaas uma volta de 180º ao passado.

Uns dias depois cruzei-me com Croma. Croma nunca se cruzou com Eder, mas conhece-o por afinidade. Croma, muito mais que um jarro verde, é uma força depositária, impulsionadora de energias múltiplas, que encontrei na montra de Patty. Resgatei-a desse lugar tenebroso e contou-me a história de Tili.

Tili e Croma partilharam dias no escuro, depois de terem sido abandonadas por agentes de execução, numa leiloeira barata dos subúrbios. Tili, numa voz tilintante, tilintou a Croma a difícil separação entre ela própria e Eder, o gran mestre que a transportava por todo o lado. Se Croma se define como ‘uma força depositária e impulsionadora de energias múltiplas’, Tili bem sabe que foi o amuleto da sorte que Eder perdeu, momento a partir do qual as suas vidas ruíram para Eder se emaranhar nos vultos záaaaszosos do vivido décadas antes. Sorte a minha que, no emaranhado do presente, fiquei em mãos com uma carta de um condutor perigoso, uma Croma que me desvendou a carta e, mirabolantemente, com o jarro-amuleto de um Eder por encontrar.

Bio 

Pedro Huet é artista plástico e vive no Porto. Estudou na Faculdade de Belas Artes do Porto, na Academia de Belas Artes de Viena e tem um mestrado pela LUCA School of Arts – Brussels. O seu trabalho centra-se na imagem em movimento, imagem digital, fotografia e nos ambientes imersivos das suas exposições. Expõe desde 2014. Foi cofundador do Nartece e é, desde 2016, membro do Sismógrafo. 

EN

Untitled
2020
Multimedia installation

No longer on the first flight, and after other failures, Eder, in a lavish run through baaaams! to the left and baaaams! to the right, narrow streets and steep descents, in a ferocious attempt to labyrinthically make himself disappear from the radars that chased him, hit a rock of the sidewalk.

He plops himself in the middle of the road, ends up against a pole and is caught.

So many years later, so many that the reason for the flight, of this and the others, had already prescribed, behold, a notification from the court for dangerous driving enters through the door of the old, more than old, house of Eder and baaaam!, a 180º turn to the past .

A few days later I came across Croma. Croma never met Eder, but he knows him by affinity. Chroma, much more than a green pitcher, is a depository force, driving multiple energies, that I found in Patty’s storefront. I rescued it from that dark place, and it told me the story of Tili.

Tili and Croma shared days in the dark, after being abandoned by enforcement agents, in a cheap auction house in the suburbs. Tili, in a tinkling voice, tinkled to Croma at the difficult separation between herself and Eder, the grand master who carried her everywhere. If Croma defines himself as ‘a depository and driving force of multiple energies’, Tili is well aware that it was the lucky charm that Eder lost, a moment from which their lives collapsed, leading Eder to become entangled in the baaaamified figures of decades before. Luckily for me, in the tangle of the present, I got my hands on a driver’s license from a dangerous driver, a Chroma that unveiled the letter to me and, miraculously, with the amulet jar of an Eder to be found.

Bio 


Pedro Huet is an artist who lives in Porto. He studied at the Faculty of Fine Arts of Porto, at the Academy of Fine Arts in Vienna and has a master’s degree from the LUCA School of Arts – Brussels. His work focuses on the moving image, digital image, photography and the immersive environments of his exhibitions. He exhibits since 2014. Huet was a co-founder of Nartece and is, since 2016, a member of Sismógrafo.

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