PLAYLIST #29 – Daniel Moreira / Rita Castro Neves Posted in: Eventos, Playlist
TODAS AS NOITES DE DEZEMBRO, A PARTIR DAS 22H
ELEMENTOS (DA TERRA ACESA E DA SERRA DA ESTRELA)
2018
FILME EM HD (5’, LOOP) PROJETADO SOBRE 2 DESENHOS A GRAFITE SOBRE PAPEL VEGETAL (90x110cm cada)
EM ELEMENTOS (DA TERRA ACESA E DA SERRA DA ESTRELA), A PAISAGEM COMPLETA-SE NUM DÍPTICO. NEBLINA DE NEVE E FUMO DA TERRA SURGEM LADO A LADO NUM PROLONGAMENTO DA LINHA DE TERRA. OS DOIS VÍDEOS AQUI PRESENTES LADO A LADO PÕEM EM DIÁLOGO DOIS DIFERENTES PROJETOS DE 2018: DA TERRA ACESA (SPUT&NIK THE WINDOW, PORTO, NOVEMBRO DE 2018) E RESIDIR É MAIS UM ATRAVESSAR (MUSEU DE LANIFÍCIOS, PROJETO MONTANHA MÁGICA, UBI COVILHÃ, NOVEMBRO DE 2018).
O NOSSO TRABALHO ASSENTA FREQUENTEMENTE NUMA PESQUISA SOBRE A NOSSA RELAÇÃO COM A PAISAGEM, EM INTERPELAÇÕES QUE SE EXPANDEM COM FREQUÊNCIA A PARTIR DA IDEIA DE PERCURSO, TRAVESSIA, ECOLOGIA E CONDIÇÃO HUMANA. O PROCESSO DA CAMINHADA E DO ATRAVESSAMENTO DO TERRITÓRIO COMO MÉTODO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, NAS EXPOSIÇÕES ESPALHA-SE POR DIVERSOS SUPORTES – FOTOGRAFIA, DESENHO, VÍDEO, SOM, OBJETOS, CONSTRUÇÕES – IMPLICANDO DO PÚBLICO UMA RELAÇÃO DE DESCOBERTA ESPECULATIVA COM O TRABALHO, QUE DESTA FORMA SE VAI DESENROLANDO SIMULTANEAMENTE PELO ESPAÇO EXPOSITIVO E PELA MENTE DO ESPECTADOR.
EM ELEMENTOS, DUAS PAISAGENS DE PORTUGAL ALINHAM-SE EM AMPLA SINTONIA DE DIVERGENTES ELEMENTOS: AS CONSEQUÊNCIAS VISÍVEIS DO FOGO DO GRANDE INCÊNDIO EM PEDORIDO E A NEVE NA SERRA DA ESTRELA SOBREPÕEM-SE AO SEU PRÓPRIO DESENHO. UNIDOS PELA DUPLICIDADE DO VÍDEO E PELO TRAÇO DA GRAFITE, OS DOIS LUGARES ENCONTRAM UM ESPAÇO COMUM, QUE É O DA PRESENÇA DOS ARTISTAS, QUE ALI ESTIVERAM. ORA O PROCESSO DE TRABALHO NO LUGAR, APARECE CLARAMENTE REPRESENTADO, TAMBÉM NA PEQUENA VOLTA INVESTIGATIVA EM QUE VEMOS OS ARTISTAS AFASTAREM-SE DA C MARA NO TRIPÉ PARA IREM TER COM O MÚSICO GUSTAVO COSTA, QUE SE ENCONTRA AO FUNDO DO PLANO, PARA JUNTOS VOLTAREM E RETOMAREM UMA VEZ MAIS O PERCURSO DE IDA E VOLTA – E EM LOOP. É NUMA QUASE NARRATIVA DE TERRITÓRIOS EM SUSPENSO QUE A PAISAGEM INVENTADA DESTA PROPOSTA FAZ PAIRAR SOBRE OS FREQUENTADORES DO CAFÉ CANDELABRO A TERRA, A ÁGUA, O AR E O FOGO.
BIO
ARTISTAS PORTUGUESES QUE VIVEM E TRABALHAM NO PORTO, COM PERCURSOS EXPOSITIVOS SEPARADOS, TRABALHAM DESDE 2015 EM COLABORAÇÃO. DANIEL MOREIRA É LICENCIADO EM ARQUITECTURA, INICIANDO EM 2000 UM PERCURSO MULTIDISCIPLINAR ENTRE A ARQUITECTURA E AS ARTES PLÁSTICAS. RITA CASTRO NEVES, APÓS TERMINAR O CURSO AVANÇADO DE FOTOGRAFIA DO AR.CO EM LISBOA E O MASTER IN FINE ART DA SLADE SCHOOL OF FINE ART DE LONDRES, INICIA UMA ATIVIDADE ARTÍSTICA REGULAR, DE DOCÊNCIA (ATUALMENTE NA FACULDADE DE BELAS ARTE DO PORTO) E DE CURADORIA (SOBRETUDO NA ÁREA DA PERFORMANCE).
COM LAKING, QUE REALIZARAM EM 2015 A CONVITE DO ESPAÇO ARTÍSTICO FINLANDÊS OKSASENKATU 11, INICIAM UM PROJETO LONGO A PROPÓSITO DA REPRESENTAÇÃO DA PAISAGEM, EM QUE REFLETEM COM O DESENHO, A FOTOGRAFIA E O VÍDEO, DE FORMA INSTALADA, SOBRE COLABORAÇÃO ARTÍSTICA, DIFERENTES TÉCNICAS E CULTURAS ARTÍSTICAS, TERRITÓRIO, ESCALA E PERCURSO. MOSTRANDO NA GALERIA BANG BANG (LISBOA, 2016), GALERIA OITAVO (PORTO, 2017), FUNDAÇÃO JOSÉ RODRIGUES (PORTO, 2017), NA SPUT&NIK THE WINDOW (PORTO, 2017 E 2018), NO MUSEU DA IMAGEM NOS ENCONTROS DA IMAGEM DE BRAGA (BRAGA, 2017), NO COLÉGIO DAS ARTES (COIMBRA, 2017), GALERIA BOLSA DE ARTE (SÃO PAULO, 2017), NO MUSEU GEOLÓGICO DE LISBOA (LISBOA, 2018), NA CASA MUSEU MEDEIROS E ALMEIDA (LISBOA, 2018), NA IGREJA ROM NICA DO MOSTEIRO DE SÃO SALVADOR DE BRAVÃES (PROJETO PORTAS DO TEMPO, PONTE DA BARCA, 2018), NO PAÇO IMPERIAL DO RIO DE JANEIRO, COM UMA EXPOSIÇÃO COLETIVA, COM OS CURADORES ANTÓNIO OLAIO E MALU FATORELLI (BRASIL, 2018 – A NOSSA PARTE DA EXPOSIÇÃO FOI APOIADA PELO PROGRAMA SHUTTLE – PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO ARTÍSTICA / PROGRAMA PLÁKA DA C MARA MUNICIPAL DO PORTO), NO PLANETÁRIO DO PORTO, SEM IMAGO MUNDI, ANTES UM DESVIO ALEATÓRIO, COM CURADORIA EDUARDA NEVES (PORTO 2018) E NO MUSEU DE LANIFÍCIOS, MONTANHA MÁGICA/UBI (COVILHÃ, 2018).
EM AGOSTO DE 2017 ESTIVERAM EM RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NA RESIDÊNCIA PAULO REIS DO ATELIÊ FIDALGA EM SÃO PAULO, APRESENTANDO NO FINAL UMA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL E EM OUTUBRO DE 2017 REALIZARAM UMA VIAGEM DE ESTUDO AO JAPÃO COM A BOLSA DE ESTUDO DE CURTA DURAÇÃO DA FUNDAÇÃO ORIENTE. EM MAIO DE 2018 ESTIVERAM EM RESIDÊNCIA EM ALVITO (RESIDÊNCIA INTER.MEADA / COLEÇÃO MARÍN GASPAR), EM JUNHO NA SERRA DA ESTRELA (MONTANHA MÁGICA, UBI – UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR), AMBAS AS RESIDÊNCIAS RESULTANDO EM EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL, NA ERMIDA DE SANTA LUZIA (2019) E NO MUSEU DE LANIFÍCIOS DA COVILHÃ (NOVEMBRO 2018), E DURANTE O MÊS DE JULHO ESTIVERAM EM RESIDÊNCIA NO CAMÕES – CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS DE MAPUTO, MOÇAMBIQUE, APRESENTANDO NO FINAL UMA EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL, CUJA INSTALAÇÃO PRINCIPAL SE ENCONTRA ATUALMENTE NO MUSEU DE MAPUTO DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDELANE (DIRETORA: ALDA COSTA).
EN
EVERY EVENING IN DECEMBER, FROM 10:00PM ONWARDS
ELEMENTOS (DA TERRA ACESA E DA SERRA DA ESTRELA)
2018
HD VIDEO (5’, LOOP) PROJECTED OVER 2 GRAPHITE DRAWINGS ON TRACING PAPER (90 x 110 cm each)
IN ELEMENTOS (DA TERRA ACESA E DA SERRA DA ESTRELA), THE LANDSCAPE IS COMPLETED IN A DIPTYCH. SNOW FOG AND EARTH SMOKE APPEAR SIDE BY SIDE IN AN EXTENSION OF THE LAND LINE. THE TWO VIDEOS PRESENTED HERE SIDE BY SIDE PUT INTO DIALOGUE TWO DIFFERENT PROJECTS OF 2018: DA TERRA ACESA (SPUT&NIK THE WINDOW, PORTO, NOVEMBER 2018) AND RESIDIR É MAIS UM ATRAVESSAR (WOOL MUSEUM, MONTANHA MÁGICA PROJECT, UBI COVILHÃ, NOVEMBER 2018).
OUR WORK IS OFTEN BASED ON RESEARCH INTO OUR RELATIONSHIP WITH THE LANDSCAPE, IN QUESTIONS THAT OFTEN EXPAND FROM THE IDEA OF ROAMING, CROSSING, ECOLOGY AND HUMAN CONDITION. THE PROCESS OF WALKING AND CROSSING THE TERRITORY AS A METHOD OF ACQUIRING KNOWLEDGE IS SPREAD BY VARIOUS SUPPORTS IN THE EXPOSITIONS – PHOTOGRAPHY, DRAWING, VIDEO, SOUND, OBJECTS, CONSTRUCTIONS -, IMPLYING A RELATION OF SPECULATIVE DISCOVERY WITH THE WORK FROM THE PUBLIC, THUS IN A WAY THAT UNFOLDS SIMULTANEOUSLY THROUGH THE EXHIBITION SPACE AND THE MIND OF THE VIEWER.
IN ELEMENTOS, TWO PORTUGUESE LANDSCAPES ARE ALIGNED IN A WIDE HARMONY OF DIVERGENT ELEMENTS: THE VISIBLE CONSEQUENCES OF THE FIRE OF THE GREAT FIRE IN PEDORIDO AND THE SNOW IN THE SERRA DA ESTRELA OVERLAP WITH THEIR OWN DRAWINGS. UNITED BY THE DUPLICITY OF THE VIDEO AND THE TRACE OF THE GRAPHITE, THE TWO PLACES FIND A COMMON SPACE, WHICH IS THE PRESENCE OF THE ARTISTS WHO WERE THERE. THE ON-SITE WORK PROCESS APPEARS CLEARLY REPRESENTED AS WELL, AS IN THE SMALL INVESTIGATIVE ROUND IN WHICH WE SEE THE ARTISTS MOVE AWAY FROM THE CAMERA TO GO TOWARDS THE MUSICIAN GUSTAVO COSTA, WHO IS AT THE BOTTOM OF THE IMAGE SHOT, ONLY TO COME BACK TOGETHER AND ONCE AGAIN TAKE THE ROUND TRIP – AND IN A LOOP. IT IS IN AN ALMOST NARRATIVE OF SUSPENDED TERRITORIES THAT THE INVENTED LANDSCAPE OF THIS PROJECTION RENDERS FLOATING ABOVE CANDELABRO’S PATRONS THE LAND, WATER, AIR AND FIRE.
BIO
PORTUGUESE ARTISTS WITH SEPARATE ARTISTIC PATHS, DANIEL AND RITA WORK IN COLLABORATION SINCE 2015. DANIEL MOREIRA HOLDS A BA IN ARCHITECTURE, STARTING IN 2000 A MULTIDISCIPLINARY PATH BETWEEN ARCHITECTURE AND FINE ART. RITA CASTRO NEVES, AFTER FINISHING HER PHOTOGRAPHY TRAINING AT THE LISBON’S AR.CO SCHOOL OF VISUAL ARTS AND THE MASTER IN FINE ART AT THE SLADE SCHOOL OF ART IN LONDON, HAS BEEN EXHIBITING REGULARLY, TEACHING (CURRENTLY AT THE PORTO FACULTY OF FINE ARTS) AND CURATING (MAINLY IN THE FIELD OF PERFORMANCE).
WITH LAKING, PRODUCED IN 2015 FOLLOWING AN INVITATION BY THE FINISH ART SPACE OKSASENKATU 11, THEY STARTED A LONG PROJECT ON THE REPRESENTATION OF LANDSCAPE, USING DRAWING, PHOTOGRAPHY AND VIDEO – IN INSTALLATION, TO THINK ABOUT ARTISTIC COLLABORATION, DIFFERENT TECHNIQUES AND ARTISTIC CULTURES, TERRITORY, SCALE AND JOURNEY. SHOWING AT GALERIA BANG BANG (LISBON, 2016), GALERIA OITAVO (PORTO, 2017), FUNDAÇÃO JOSÉ RODRIGUES (PORTO, 2017), SPUT&NIK THE WINDOW (PORTO, 2017 AND 2018), MUSEU DA IMAGEM AT THE ENCONTROS DA IMAGEM BRAGA PHOTO FESTIVAL (BRAGA, 2017), COLÉGIO DAS ARTES (COIMBRA, 2017), GALERIA BOLSA DE ARTE (SÃO PAULO, 2017), THE LISBON MUSEU GEOLÓGICO (LISBON, 2018), AT THE CASA MUSEU MEDEIROS E ALMEIDA (LISBON, 2018), AT THE ROMANESQUE CATHOLIC CHURCH MOSTEIRO DE BRAVÃES (PORTAS DO TEMPO PROJECT, PONTE DA BARCA, 2018), A GROUP SHOW AT PAÇO IMPERIAL, RIO DE JANEIRO, CURATED BY ANTÓNIO OLAIO AND MALU FATORELLI (BRAZIL 2018 – OUR PART WAS SUPPORTED BY THE PORTO CITY PROGRAMME SHUTTLE – PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO ARTÍSTICA / PROGRAMA PLÁKA), AT THE PORTO PLANETARIUM SEM IMAGO MUNDI, ANTES UM DESVIO ALEATÓRIO, CURATED BY EDUARDA NEVES, AT THE MUSEUM OF WOOL, MAGIC MOUNTAIN – BEIRA INTERIOR UNIVERSITY (COVILHÃ, 2018).
IN AUGUST 2017 THEY WERE AT THE BRAZILIAN ATELIÊ FIDALGA IN THE CONTEXT OF THE PAULO REIS RESIDENCY (SÃO PAULO) PRESENTING A SOLO SHOW, AND IN OCTOBER 2017 THEY TRAVELLED THROUGH JAPAN IN A STUDY TRIP WITH A FUNDAÇÃO ORIENTE SHORT TERM GRANT.
IN MAY 2018 AT THE INTER.MEADA RESIDENCY (MARÍN / GASPAR COLLECTION) IN ALVITO, PORTUGAL, IN JUNE AT THE SERRA DA ESTRELA HIGH MOUNTAINS (MAGIC MOUNTAIN – BEIRA INTERIOR UNIVERSITY), BOTH RESIDENCIES RESULTING IN SOLO EXHIBITIONS IN A SMALL CHAPEL (ERMIDA DE SANTA LUZIA, ALVITO, 2019) AND AT THE COVILHÃ MUSEUM OF WOOL (NOVEMBER 2018). DURING THE MONTH OF JULY, THEY HAD A RESIDENCY AT THE PORTUGUESE CAMÕES – CULTURAL CENTRE OF MAPUTO, MOZAMBIQUE, RESULTING IN A SOLO EXHIBITION, WITH ITS MAIN INSTALLATION NOW AT THE MAPUTO MUSEUM MUSEU DA UNIVERSIDADE EDUARDO MONDELANE (DIRECTOR: ALDA COSTA).
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